Meus amigos posso garantir que marcamos presença e fincamos bandeira na relação entre Brasil e México nesse intercâmbio dacultura dos balões de papel de seda.
Fomos muito bem recepcionados, todas as pessoas da organização muito solícitas e nos fazendo sentir com em casa. O festival dos Globos de Cantoya é viver a cultura na pele, não somente pelos balões, vimos atelier de balões com crianças, pintura de aquarela com tema de balões, dança típica da região, show de música, barraquinhas de artesanato.
A organização do evento ficou tão comprometida com a nossa causa que articulou um movimento para coleta de assinaturas onde formaremos um documento para levarmos aos nossos representantes da cultura na intenção de abrirmos um canal de discussão sobre a cultura dos nossos balões (logo divulgaremos).
Participar do festival foi o sentimento e uma visão totalmente oposta do que vemos no Brasil, no México somos estrelas, no Brasil, criminosos. Paracho é cravada entre floresta e vegetação e não há a preocupação de incêndios, até porque nunca houve nesses 06 anos de festival. Mas a preocupação quanto à segurança é constante, a brigada de incêndio acompanha todo o evento e esta pronta para atuar quando um balão se incendeia, o intercâmbio com os baloeiros do Brasil tem como maior finalidade no aprendizado das técnicas de confecção e de soltura na qual estamos na frente, sempre com o pensamento de melhorar a segurança dos balões.
A SAB preparou uma homenagem a Sra. Maria de Lourdes – Coordenadora do Festival, onde durante a coletiva de imprensa que ocorreu na Casa de Cultura de Paracho entregamos a carteira de sócio honorário e uma camisa. Numa retribuição muito carinhosa recebemos uma placa e um certificado pela nossa participação.
Entre vários assuntos, firmamos compromisso em realizar um congresso internacional com todos os países que tem a cultura dos balões de papel de seda, evento que precisa de organização para fazermos contatos com representantes e definirmos o protocolo. Também firmamos o compromisso de ajuda de contatos para adquirirem material de maior qualidade e preço encaminhado via consulado do México e ainda para confirmação a vinda de Mexicanos ao nosso evento de balões sem fogo em data a ser confirmada.
Deixamos Paracho já com o convite de voltamos em 2012 e trabalharemos para levar outros baloeiros envolvidos na causa para representar a SAB e o Brasil.
valeu marcos , aqui estamos fasendo nossa parte mais um sem fogo foi aos ares, 7x2x7 logo logo tem mais!!!!!!!
Marcos, você e sua diretoria continuam fazendo a diferença. Parabéns mesmo. Quem sabe com imprensa mexicana, que não se opões aos balões em contato com a nossa, que é retrogoda, sejamos vistos não como marginais e sim como artífices.