DOLCEDO (IM). Domingo, 4 de setembro 2011 – Dolcedo bonito,  os Amigos da Freguesia de SS Agostinho e Mauro organizou a Festa de Nossa Senhora da Misericórdia, com o lançamento de balões de papel.

No interior desse bonito país, há um lugar com ambiente de enorme potencial histórico – ambiental, natural   e  folclorico. Muitos destes centros, enquanto era colocada em todas as áreas mencionadas acima, se destinam a ser caracterizado em um campo específico. Então, aqui nós encontramos “Triora – o país das bruxas”, “Valloria – o país de portas pintadas”, “Ceriana – o país do coro”, “Mendatica – o país da transumância”, etc. Bonito, uma pequena fração da cidade de Dolcedo, destinado a marcar-se através da antiga tradição de balões de papel, o chamado “balui”.

No interior bonita de Imperia há muitos pequenos países com ambiente de enorme potencial histórico – natural e até mesmo o folclore. Muitos destes centros, enquanto era colocada em todas as áreas mencionadas acima, se destinam a ser caracterizado em um campo específico. Então, aqui nós encontramos “Triora – o país das bruxas”, “Valloria – o país de portas pintadas”, “Ceriana – o país do coro”, “Mendatica – o país da transumância”, etc. Bonito, uma pequena fração da cidade de Dolcedo, destinado a marcar-se através da antiga tradição de balões de papel, o chamado “balui”.

Uma vez comum em toda a província de Imperia, esta arte antiga era de fato nesta pequena cidade em uma tradição profundamente enraizada. A primeira menção de “balu” back bonito no segundo semestre de 1800, mas o personagem que mais ajudou a consolidar esta “arte foi, sem dúvida Trincheri Joseph  (1903-1991), que ao longo de sua longa vida construiu centenas de segredos mongolfiere.I desta antiga tradição são então passadas para Renzo Orengo (1940) que conseguiu combinar tradição e tecnologia moderna se movendo do papel para a construção cartene e outras melhorias.

Há agora mais de 40 anos que Renzo constrói e lança balões em todas as ocasiões importantes. Em um sinal de continuidade Renzo passou seus conhecimentos para jovens estudante universitário Paul Bracco em setembro de 2010 ele experimentou em seu primeiro lançamento major.

A viver sabiamente essa simbiose com os balões era necessário para o “Amigos de Beautiful bem versado em sua história. Por isso, Città Alta Trincheri Fierro e Natalino Trincheri se envolveram em uma busca diligente para ser publicado no livro, a ser lançado brevemente, intitulado: “Com a boca aberta e nariz no ar após as vésperas da festa – História de balões de papel em ‘Imperia’. A partir deste texto foi extraído da revista publicou o artigo “CUMMUNITAS DIANI”, publicado pela associação , com o título: “A tradição dos balões de papel em Diano Marina.”

Um sinal tangível da escolha de balões como um tema da vida é o sinal atraente fração, Beautiful abaixo do visor, no qual está a inscrição: U País BALUI – O país dos balões de papel.

Em 2009 e 2010 foram feitas na praça de duas belas pinturas murais Bela balões temáticos, opera, em primeiro lugar, o famoso pintor de Turim eo segundo artista Stefano Faravelli Guido Gullino, também em Turim. Ambos têm encontrado aqui na casa bonito e tranquilo para as suas férias. Como vimos, o leitmotif da vida social são balões Beautiful (mesmo que o programa de eventos de verão é muito rica e variada). É, portanto, foi com grande prazer que a Associação dos Amigos da Bela aceitou o convite de um professor do ensino fundamental de Dolcedo a palestra sobre a construção dos balões e sua história.

Quarta-feira, 4 de maio, Renzo Orengo (o treinador) e John Trincheri Natal (o historiador) entrou na praça em frente de escolas e em frente deste público jovem atento e ter construído um balão e deu demonstrações de seu lançamento. A iniciativa tem despertado o interesse e curiosidade por parte de todos os presentes, não só crianças, mas também avós e pais que se preocupam ter seguido todas as fases da operação.

 

03 de dezembro de 2011
interior de Imperia
Tradição e modernidade na festa de Nossa Senhora da Misericórdia em Bonito

Dolcedo – Durante o evento, foi inaugurada a terceira edição do “murais temáticos”, dedicada às peculiaridades da pequena aldeia, incluindo a construção dos balões de papel típico (Balun, no dialeto da Ligúria)

Domingo, 4 de setembro, a Beautiful (Cidade de Dolcedo, IM), foi a tradicional festa de Nossa Senhora da Misericórdia. Durante o evento, foi inaugurada a terceira edição do “murais temáticos”, dedicada às peculiaridades de Bonito, incluindo a construção dos balões de papel típico (Balun, no dialeto da Ligúria).

A comunidade já recebeu do artista pictórico Imperia Fijodor Benzo, mais conhecido como Mrfijodor. Os murais da fachada de uma casa privada no centro da cidade, mostra alguns balões de papel engraçado e surreal a forma de um gato, que parecem pairar no céu.

Mrfijodor é Statto promotor e criador de intervenções muralistici outros, durante o verão de 2011, como a de Ormea, durante o festival “Legends nas montanhas”, feito com Mach 505 (artista de Turim), representando um sarraceno a cavalo em busca de ‘ouro.

Lembre-se, então, o “SMEMA Projeto de criatividade urbana”. De junho de 2011, Smemoranda criou e promoveu esta iniciativa nacional, convidando artistas – incluindo Mrfijodor – para sonhar e para representar uma realidade diferente. Os murais, projetado para Smemoranda, agora são visíveis em muitas cidades italianas … pelo menos até que alguém cancela-los. Mas você sabe, sonhos não podem ser apagados facilmente!

Este post tem um comentário

  1. Paulinho

    Vou-me embora pra Pasárgada
    Lá sou amigo do rei
    Lá tenho a mulher que eu quero
    Na cama que escolherei
    Vou-me embora pra Pasárgada

    Vou-me embora pra Pasárgada
    Aqui não sou feliz
    Lá a existência é uma aventura
    De tal modo incosenqüente
    Que Joana a Louca de Espanha
    Rainha e falsa demente
    Vem a ser contraparente
    Da nora que nunca tive

    E como farei ginástica
    Andarei de bicicleta
    Montarei um burro brabo
    Subirei no pau-de-sebo
    Tomarei banhos de mar!
    E quando estiver cansado
    Deito na beira do rio
    Mando chamar a mãe-d’agua
    Pra me contar as histórias
    Que no tempo de seu menino
    Rosa vinha me contar
    Vou-me embora pra Pasárgada

    Em Pasárgada tem tudo
    É outra civilização
    Tem um processo seguro
    De impedir a concepção
    Tem telefone automático
    Tem alcalóide à vontade
    Tem prostitutas bonitas
    Para a gente namorar

    E quando eu estiver mais triste
    Mas triste de não de não ter jeito
    Quando de noite me der
    Vontade de me matar
    – Lá sou amigo do rei –
    Terei a mulher que eu quero
    Na cama que escolherei
    Vou-me embora pra Pasárgada.

    -Lá sou amigo do rei vou poder soltar
    balão sem ter que pedir autorização.

    kkkkkkkkkk.

Deixe um comentário